quarta-feira, 14 de novembro de 2018

CONTADOR DE HISTÓRIAS

Principais escritores dos contos de fadas infantis
Irmãos Grimn - Jacob e Wilhelm Grimn
Perrault
Hansel
Gretel
La Fontaine
Monteiro Lobato
Esopo
Donaldo Schuller
Milôr Fernandes
Susan Perrow
O Inquieto Ponêi Vermelho
O Jardim de Deus
Chapeuzinho Vermelho
Cinderela


Principais contos de fadas infantis
A Bela Adormecida
João e Maria
As crianças Perdidas (The Lost Childrens)
As Fábulas de Jean La Fontaine
A Raposa e as Uvas
A Cigarra e a Formiga
A Lebre e a Tartaruga
O Leão e o Ratinho
A Galinha dos Ovos de Ouro
A rosa e a Borboleta
A Menina do Leite
O Lobo e a Cabra
O Cachorro e sua Sombra
Os Viajantes e o Urso
O Gato, o Galo e o Ratinho
O Leão e o Urubu
O Leão e a Raposa
A Raposa e o Pedaço de Queijo
O Cão e o Queijo
O Bicho Folharal
A Ropupa do rei
O Menino, o Burro e o Cachorro


Definições
Paráfrases
Paródia
Metáforas

REFERÊNCIAS:
http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227

http://www.bigmae.com/quem - foram - os - irmaos - grimm - contos - infantis/

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_silvana_cristina_bergamo.pdf

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Homeschooling - Educação domiciliar


 https://loja.pagseguro.uol.com.br/?cm=VAEQ0XeV

Argumentos do Senador:
  1. Desencanto com a qualidade das escolas públicas
  2. Má qualidade das escolas públicas
  3. Alto preço das escolas privadas
  4. Índice de Violência
  5. Desrespeito a princípios básicos de convivência

Justificativas 
  1. As famílias que adotam a educação domiciliar têm sofrido verdadeira perseguição legal no Brasil.
  2. Tem amparo da CF: Art 205, 206-Inciso II, 208 e 227.
Eu acho válido o ensino em casa como complemento escolar e como expansão do tradicionais deveres, mas jamais substituindo a escola presencial. Enclausurar crianças não é solução para violência ou para minimizar dificuldades de relacionamento. Estes problemas seriam apenas postergados e transferidos da escola para o trabalho.
         Quanto a má qualidade das escolas públicas o problema é a falta de políticas públicas consistentes e congruentes. Em quase tudo há o poderio econômico manipulando os poderes constituídos em seu próprio benefício.

Referência e consultas:

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/02/07/de-sua-opiniao-projeto-especifica-que-educacao-domiciliar-nao-e-abandono-intelectual

PSL - Projeto de Lei do Senado n. 28, 2018

PLS - Projeto de Lei do Senado n. 490, de 2017

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm - Código Penal

https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=7351367&disposition=inline - Argumentos do Senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE)


http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/REPORTAGEM-ESPECIAL/534548-ENSINO-DOMICILIAR-PROJETOS-EM-ANALISE-NA-CAMARA-BLOCO-2.html

http://www.scielo.br/pdf/pp/v28n2/0103-7307-pp-28-2-0172.pdf  Dossié Home scooling e o direito à educação



Jogando com a História: Diferente Possibilidades de Aprendizagem - Análise e Resuno

https://loja.pagseguro.uol.com.br/?cm=VAEQ0XeV

O arquivo está em PDF. Nº de páginas 57.

RESUMO
Transliterando e resumindo o Resumo com minhas própria palavras:
A aprendizagem é construída dentro de espaços de liberdade que permitam o desenvolvimento da criatividade.
Para tanto, necessário se faz repensar práticas e metodologias adequando-as às novas maneiras de mediar a relação aluno-professor, e meio ambiente.
A eficácia e a eficiência dos jogos em sala de aula, comprovados por  estudos de casos, permitem atividades mais elaboradas a partir uma fundamentação teórica rigorosa e com critérios bem definidos
Os instrumentos computacionais fundem teórica e prática dentro de um contexto
ensino-aprendizagem  e facilita as interações sociais entre professores, pais, colegas, e os meios onde se vive e vivencia de verdade as práticas e os conhecimentos adquiridos.
Da mesma forma que se busca levar todos os atores sociais envolvidos para dentro da escola é necessário e salutar trazer o aprendizados e o ambiente de aprendizagem para dentro de casa. Vários textos Bíblicos direta ou indiretamente há milênios sinaliza a prática do ensino no ambiente do lar, tanto na formação do caráter como de conteúdos históricos até as informações do cotidiano.

INTRODUÇÃO
Podemos ensinar a todos os alunos da mesma maneira, mas cada um  aprenderá do seu jeito e no seu próprio ritmo.
         O dito popular "Cada cabeça uma sentença" poderia muito bem ser o resumo da Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvido por Howar Gardner (1994) onde afirma que o homem possui oito tipos de inteligênia: (1) lógica; (2) linguística, (3) Corporal, (4) naturalista, (5) intrapessoal; (6) interpessoal; (7) espacial e (8) musical.
Em Colossensses 1:9 a Biíblia cita a Inteligência Espiritual.
Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

Colossenses 1:9

https://loja.pagseguro.uol.com.br/?cm=VAEQ0XeV

Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

Colossenses 1:9
Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

Colossenses 1:9

Referência:
https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1552/1/2016SabrinaFabiolaHuther.pdf
Análise e Resumo da Monografia JOGANDO COM A HISTÓRIA:
DIFERENTES POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
Sabrina Fabiola Hüther

A MENINA QUE ODIAVA LIVROS


https://loja.pagseguro.uol.com.br/?cm=VAEQ0XeV




https://loja.pagseguro.uol.com.br/?cm=VAEQ0XeV

Pra não dizer que não falei das flores

Pra não dizer que não falei das flores Letras Caminhando e cantando e seguindo a canção Somos todos iguais, braços dados ou n...