quarta-feira, 14 de novembro de 2018

CONTADOR DE HISTÓRIAS

Principais escritores dos contos de fadas infantis
Irmãos Grimn - Jacob e Wilhelm Grimn
Perrault
Hansel
Gretel
La Fontaine
Monteiro Lobato
Esopo
Donaldo Schuller
Milôr Fernandes
Susan Perrow
O Inquieto Ponêi Vermelho
O Jardim de Deus
Chapeuzinho Vermelho
Cinderela


Principais contos de fadas infantis
A Bela Adormecida
João e Maria
As crianças Perdidas (The Lost Childrens)
As Fábulas de Jean La Fontaine
A Raposa e as Uvas
A Cigarra e a Formiga
A Lebre e a Tartaruga
O Leão e o Ratinho
A Galinha dos Ovos de Ouro
A rosa e a Borboleta
A Menina do Leite
O Lobo e a Cabra
O Cachorro e sua Sombra
Os Viajantes e o Urso
O Gato, o Galo e o Ratinho
O Leão e o Urubu
O Leão e a Raposa
A Raposa e o Pedaço de Queijo
O Cão e o Queijo
O Bicho Folharal
A Ropupa do rei
O Menino, o Burro e o Cachorro


Definições
Paráfrases
Paródia
Metáforas

REFERÊNCIAS:
http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227

http://www.bigmae.com/quem - foram - os - irmaos - grimm - contos - infantis/

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_silvana_cristina_bergamo.pdf

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Homeschooling - Educação domiciliar


 https://loja.pagseguro.uol.com.br/?cm=VAEQ0XeV

Argumentos do Senador:
  1. Desencanto com a qualidade das escolas públicas
  2. Má qualidade das escolas públicas
  3. Alto preço das escolas privadas
  4. Índice de Violência
  5. Desrespeito a princípios básicos de convivência

Justificativas 
  1. As famílias que adotam a educação domiciliar têm sofrido verdadeira perseguição legal no Brasil.
  2. Tem amparo da CF: Art 205, 206-Inciso II, 208 e 227.
Eu acho válido o ensino em casa como complemento escolar e como expansão do tradicionais deveres, mas jamais substituindo a escola presencial. Enclausurar crianças não é solução para violência ou para minimizar dificuldades de relacionamento. Estes problemas seriam apenas postergados e transferidos da escola para o trabalho.
         Quanto a má qualidade das escolas públicas o problema é a falta de políticas públicas consistentes e congruentes. Em quase tudo há o poderio econômico manipulando os poderes constituídos em seu próprio benefício.

Referência e consultas:

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/02/07/de-sua-opiniao-projeto-especifica-que-educacao-domiciliar-nao-e-abandono-intelectual

PSL - Projeto de Lei do Senado n. 28, 2018

PLS - Projeto de Lei do Senado n. 490, de 2017

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm - Código Penal

https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=7351367&disposition=inline - Argumentos do Senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE)


http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/REPORTAGEM-ESPECIAL/534548-ENSINO-DOMICILIAR-PROJETOS-EM-ANALISE-NA-CAMARA-BLOCO-2.html

http://www.scielo.br/pdf/pp/v28n2/0103-7307-pp-28-2-0172.pdf  Dossié Home scooling e o direito à educação



Jogando com a História: Diferente Possibilidades de Aprendizagem - Análise e Resuno

https://loja.pagseguro.uol.com.br/?cm=VAEQ0XeV

O arquivo está em PDF. Nº de páginas 57.

RESUMO
Transliterando e resumindo o Resumo com minhas própria palavras:
A aprendizagem é construída dentro de espaços de liberdade que permitam o desenvolvimento da criatividade.
Para tanto, necessário se faz repensar práticas e metodologias adequando-as às novas maneiras de mediar a relação aluno-professor, e meio ambiente.
A eficácia e a eficiência dos jogos em sala de aula, comprovados por  estudos de casos, permitem atividades mais elaboradas a partir uma fundamentação teórica rigorosa e com critérios bem definidos
Os instrumentos computacionais fundem teórica e prática dentro de um contexto
ensino-aprendizagem  e facilita as interações sociais entre professores, pais, colegas, e os meios onde se vive e vivencia de verdade as práticas e os conhecimentos adquiridos.
Da mesma forma que se busca levar todos os atores sociais envolvidos para dentro da escola é necessário e salutar trazer o aprendizados e o ambiente de aprendizagem para dentro de casa. Vários textos Bíblicos direta ou indiretamente há milênios sinaliza a prática do ensino no ambiente do lar, tanto na formação do caráter como de conteúdos históricos até as informações do cotidiano.

INTRODUÇÃO
Podemos ensinar a todos os alunos da mesma maneira, mas cada um  aprenderá do seu jeito e no seu próprio ritmo.
         O dito popular "Cada cabeça uma sentença" poderia muito bem ser o resumo da Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvido por Howar Gardner (1994) onde afirma que o homem possui oito tipos de inteligênia: (1) lógica; (2) linguística, (3) Corporal, (4) naturalista, (5) intrapessoal; (6) interpessoal; (7) espacial e (8) musical.
Em Colossensses 1:9 a Biíblia cita a Inteligência Espiritual.
Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

Colossenses 1:9

https://loja.pagseguro.uol.com.br/?cm=VAEQ0XeV

Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

Colossenses 1:9
Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

Colossenses 1:9

Referência:
https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1552/1/2016SabrinaFabiolaHuther.pdf
Análise e Resumo da Monografia JOGANDO COM A HISTÓRIA:
DIFERENTES POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
Sabrina Fabiola Hüther

A MENINA QUE ODIAVA LIVROS


https://loja.pagseguro.uol.com.br/?cm=VAEQ0XeV




https://loja.pagseguro.uol.com.br/?cm=VAEQ0XeV

Débora Peixoto, modelo evangélica não desfilará em escola por enredo ser de candomblé, mas produz conteúdo adulto nas redes.

Débora Peixoto, modelo evangélica não desfilará em escola por enredo ser de candomblé, mas produz conteúdo adulto nas redes. Você vê iss...