sábado, 1 de dezembro de 2018

Entrevista José Moran - Metodologias Ativas



Resumo
Metodologias Ativas
Entrevistador: Roberto Iunskovski
Entrevistado: Professor Moran

Qual a importância do envolvimento dos professores nesse processo de atualização, de renovação daquilo que hoje nós chamamos de Metodologias Ativas. E o papel do professor.

Moran: Metodologia Ativa não é nada novo. Mas hoje é algo que é importante. Que o aluno experimente mais. Não fique tão passivo ouvindo e que ele procura caminhar por sua conta com orientação do professor. É sair um por do modelo em que o aluno espera que o professor lhe dê tudo pronto. Mais empreendedor, mais experimentador. É necessário para acompanhar o mundo de hoje.
È aproveitar todas a tecnologias digitais que estão aí.
O aluno pode pesquisar mais. 
O professor não explicar tudo para o aluno. O professor ser um pouco menos preocupado com o conteúdo.
Reservar o momento presencial em sala de aula como momento de aprofundamento, de ampliação, de debates e de síntese.

Como o Senhor vê então talvez nesse sentido a importância e o papel do planejamento do professor. Que mudança de atitude ele precisa fazer para repensar essa sua ação que envolve outras pessoas na ação do professor não só durante a aula, durante o exercício junto aos estudantes, mas previamente?

Moran: Tem que ser um planejamento aberto e mais flexível. Tem que ser de alguma forma negociado com o aluno. Levar em conta o que o aluno traz, os saberes dele. Ver as competências que ele tem para adequá-lo ao projeto que se vai desenvolver. Não somente aquele profeto elaborado pelo professor, mas negociado com ele.

Há uma mudança não só do professor, mas também dos estudantes e da própria instituição que tem que dar o apoio para que os professores possam agir dessa forma.
E dentro desse processo hoje formativo em cursos superiores.
Qual o principal foco desse processo formativo? No passa era muito focado no conteúdo. Mas na era digital nós temos novas competências e habilidades e que é preciso desenvolver e que nem sempre o conteúdo é o mais importante porque ele está mais à disposição hoje.

Moran: O conteúdo é sempre importante, mas ele muda muito. É importante saber primeiro saber escolher entre tantas possibilidades aquelas que são mais relevantes e como trabalhar isso dentro da sua vida. Como fazer isso algo significativo.
Se o aluno percebe que tudo  que ele tem que aprender tem algo a ver com a vida dele, então qualquer conteúdo é importante. Relacioná-lo com a sua vida. Relacioná-lo com a prática, e seu conhecimento prévio. Está ligado com que. É algo significativo?
E um conteúdo que ele se expressa também na própria vida. Ele se liga a prática, projetos, ao mundo do cotidiano. Por exemplo o jogo, o vídeo, o mundo da narrativo do conteúdo, contar histórias, tomar tudo que é importante para o aluno e começar a construir a partir dali.
Ante a gente falava mais de materiais impressos.
Hoje nós podemos falar de vídeo como meio de comunicação imediata com esse aluno. O conteúdo em vídeo é o elemento chave para comunicação com o aluno tanto para ele assistir como para ele produzir. E a partir do vídeo ir introduzindo os materiais que nós consideramos mais amplos, de reflexão, de produção.
É necessário um diálogo com o vídeo, com a construção de histórias, com o jogo como um elemento dinamizador.
Diversificar essas técnicas para tornar mais atrativa a discussão, análise, a síntese e ao mesmo tempo é um grande desafio.
Você falou de planejamento. É planejar algo que seja previsível, que tenha um tempo limitado, com percursos que são mais flexíveis. O aluno pode fazer atividades antes ou depois do seu colega e ao mesmo tempo que a gente consiga que o aluno aprenda também junto com o colega. A tarefa hoje é do professor. mas também do aluno aprendendo com outro aluno e também ensinando ao seu colega. Aprendendo sozinho, aprendendo junto e aprendendo também em grupo.
Não é fácil isso para o professor. Significa uma aprendizagem. Antes ele se centrava no conteúdo, hoje ele centra em uma aprendizagem mais significativa de cada aluno individualmente e também a partir de projetos de grupo.
É uma outra lógica.

Um dos principais desafios nossos é trabalhar mais com coletivamente com esse diferentes personagens que fazem parte do processo ensino-aprendizagem e não só do professor e aluno.


Moran: Eu falei do professor individualmente e também integrando suas atividades com outros e a instituição planejando dessa forma mais ampla o currículo, baseado também em problemas, em situações, competências e o conteúdo junto. Então na verdade é toda uma grande mistura, grande híbrido de conteúdos, de competências, de técnicas, de inversão do antes e do depois.
No fundo é dizer para o professor: Não tenha medo. Ouse. Experimente. Converse com outro, troque, compartilhe, e permita-se errar neste processo na direção de uma aprendizagem mais significativa. Ninguém está hoje pronto para esse mundo. E aprendendo junto, sendo humilde, se compartilhando, nós vamos avançar muito mais.


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