Como planejar suas aulas e como selecionar conteúdos e metodologias.
Antigamente os docentes focavam nos conteúdos e no ensino.
Atualmente o foco é no processo de parceria em sala de aula. O foco passa a ser o aluno. Essa é a tese que defendem os teóricos do construtivismo e sóciointeracionismo.
Nesse contexto dá se importância extrema ao PLANEJAMENTO.
A ação de planejar do professor envolve:
1.Estabelecer os objetivos a serem alcançados pelos alunos
2.Conteúdo programático adequado para alcançar os objetivos
3.Estratégias e recursos para facilitar a aprendizagem
4.Critérios de avaliação
O que deve conter no plano de ensino
1.Identificação da disciplina
2.Ementa
3.Objetivos
4.Conteúdo programático
5.Metoodologia
6.Avaliação
7.Bibliografia
O que deve nortear o plano de ensino
1.Questionar-se: O que eu quero que o meu aluno aprenda?
2.Qual o perfil do aluno?
3.O contexto global da educação
4.O projeto pedagógico da escola
MODELO DE PLANO DE AULA
Cabeçalho
Identificação da escola
Curso
Disciplina
Código da Disciplina
Carga horária
Dia e horário da aula
Nome e contato do professor
Ementa da disciplina
Declare quais os tópicos farão parte do conteúdo da disciplina. Escrito de forma sucinta e objetiva e estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola. Deve ser aprovada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE).
Objetivos da disciplina
Objetivo Geral
Elemento central do plano. Daqui derivam os demais elementos.
Redigir em forma de tópicos.
Escolher entre dois e cinco objetivo para atingir a ementa.
Objetivos específicos
Escritos com verbos na voz ativa, parágrafos curtos, indicando a ação não a metodologia.
O que os alunos deverão conhecer, compreender, analisar e avaliar ao longo da disciplina.
Conteúdo programático
Descreve os conteúdos elencados na ementa
Cobre a totalidade da disciplina. Difere do eixo temático que se aplica a uma parte ou capítulo.
Deve ser estrutura do seções ou módulos
Metodologia (Estratégias)
Esclarece os procedimentos que será utilizados no processo de ensino aprendizagem.
Recursos, meios, materiais e procedimentos
Fontes consultadas:
http://www2.unirio.br/unirio/cchs/eb/ELABORAODOPLANODEENSINOEDOPLANODEAULA.pdf
Antigamente os docentes focavam nos conteúdos e no ensino.
Atualmente o foco é no processo de parceria em sala de aula. O foco passa a ser o aluno. Essa é a tese que defendem os teóricos do construtivismo e sóciointeracionismo.
Nesse contexto dá se importância extrema ao PLANEJAMENTO.
A ação de planejar do professor envolve:
1.Estabelecer os objetivos a serem alcançados pelos alunos
2.Conteúdo programático adequado para alcançar os objetivos
3.Estratégias e recursos para facilitar a aprendizagem
4.Critérios de avaliação
O que deve conter no plano de ensino
1.Identificação da disciplina
2.Ementa
3.Objetivos
4.Conteúdo programático
5.Metoodologia
6.Avaliação
7.Bibliografia
O que deve nortear o plano de ensino
1.Questionar-se: O que eu quero que o meu aluno aprenda?
2.Qual o perfil do aluno?
3.O contexto global da educação
4.O projeto pedagógico da escola
MODELO DE PLANO DE AULA
Cabeçalho
Identificação da escola
Curso
Disciplina
Código da Disciplina
Carga horária
Dia e horário da aula
Nome e contato do professor
Ementa da disciplina
Declare quais os tópicos farão parte do conteúdo da disciplina. Escrito de forma sucinta e objetiva e estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola. Deve ser aprovada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE).
Objetivos da disciplina
Objetivo Geral
Elemento central do plano. Daqui derivam os demais elementos.
Redigir em forma de tópicos.
Escolher entre dois e cinco objetivo para atingir a ementa.
Objetivos específicos
Escritos com verbos na voz ativa, parágrafos curtos, indicando a ação não a metodologia.
O que os alunos deverão conhecer, compreender, analisar e avaliar ao longo da disciplina.
Conteúdo programático
Descreve os conteúdos elencados na ementa
Cobre a totalidade da disciplina. Difere do eixo temático que se aplica a uma parte ou capítulo.
Deve ser estrutura do seções ou módulos
Metodologia (Estratégias)
Esclarece os procedimentos que será utilizados no processo de ensino aprendizagem.
Recursos, meios, materiais e procedimentos
Fontes consultadas:
http://www2.unirio.br/unirio/cchs/eb/ELABORAODOPLANODEENSINOEDOPLANODEAULA.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário