domingo, 22 de abril de 2018

Programa SALTO PARA O FUTURO






Gêneros textuais nas escolas
 Terceiro Programa de uma série de 3.
Tecnologias na Educação.

Gênero textual - Gramática e Ortografia.

Materiais didáticos

Metodologias

A que destinatário você tem seu objetivo.

Rap como objeto de estudo
Linguagem específica para aquele contexto

Tradução de uma linguagem para outra.

A aritmética de Emília (Monteiro Lobato)

Retextualização
==========================
Estudar o meio ambiente de forma contextualizada.
Após visita ao arroio alunos volta para sala par produzir
folhetos e relatórios.

Construção coletiva de uma carta

Perder o foco do trabalho

Forum eletrônico

Como promover atividades que abordam a diversidade textual característica do nosso cotidiano com a linguagem? Prof Orandina.

Quanto mais se brinca com a linguagem mais se aprende.
Capacidade argumentativa do aluno.

O professor de português deveria ganhar a soma dos salários de todos os outros porfessores.


Os diversos textos que trabalham com os alunos.
Notícias. Charges. Que os alunos trazem para a sala de aula.

Interdisciplinaridade
Domínio da subjetividade na escola.

Rap dos racionais - Negro drama

O dinheiro tira o homem da miséria
Mas não pode arrancar de dentro dele a favela
São poucos os que entram em campo pra vencer
A alma guarda o que a mente tenta esquecer

Veja a letra completa aqui

Perguntas que podem ser feitas:
Como é o viver em diferentes lugares da cidade?

Sequenciar o ensino

Quando você está diante de um texto você precisa prever uma série de passos sequenciados.
Não existe uma única forma de sequenciar o ensino, cada professor tem mais ou menos o seu modo de sequenciar.

As três práticas de uso da linguagem
1.Leitura e escuta
2.Prática de reprodução oral e escrita
3.Prática de reflexão sobre a língua.

Pergunta:
Como desenvolver nos nossos alunos práticas de letramento para que haja transformação no seu modo de agir pela linguagem, quando os alunos já foram até então envolvidos com ensino gramatical e tem a leitura como modo de correção ortográfica? Siria Guapimirin

Como selecionar e trabalhar os textos com base nos gêneros.?
Como desenvolver a prática de letramento?

A prática de letramento passa necessariamente pelo ensino e pela compreensão dos gêneros.
Como o professor seleciona o texto para trabalhar com esse gênero?

O gênero praticamente se divide em três momentos:
1.O tema - que gera a necessidade da prática comunicativa.
2.A estrutura composicional
3.E o estilo


Estrutura composicional
É o lugar de maior trabalho que o professor deve ter na hora de selecionar o texto. É onde o professor vai refletir com o aluno sobre:
1.O vocabulário que um determinado gênero exige
2.A sintaxe própria daquele gênero
3.Necessidade de utilizar a semântica mais aproximada que aquele gênero exige
4.O efeito prático que esse gênero vai provocar no seu interlocutor.

Pergunta:
Os jovens gostam muito de histórias em quadrinhos. Como trabalho este tipo de texto. É válido?
Lucimar Vieira da Silva - De três Trios - RJ

Muita gente gosta de história em quadrinhos.
Depende do tipo de trabalho que o professor queira desenvolver.

Existem histórias em quadrinhos para crianças, para jovens e para adultos.

 Video interessante sobre uso de história em quadrinhos em sala de aula 

Mobilidade e sonoridade. Mais fácil com o uso das tecnologias disponíveis.
A capacidade interpretativa do aluno é ali exigida.

Como trabalhar a oralidade.
Contar piadas. É uma forma de desenvolver oralidade?
Gêneros orais formais públicos .
Debates. Exposição oral.

Professores não temam as novas tecnologias.

Elas conspiram a favor da aprendizagem e do conhecimento.
São ferramentas maravilhosas para incrementas nossas aulas.
Potencial pedagógico do orkut.
Complementação de aulas pelo orkut
Quando os alunos dialogavam com a professora usavam um formato de lingua.
Quando era com outro colega usa outro formato da lingua.
As aulas forma retomadas e reforçadas no orkut.

Fanfic - Ficção de fãs. Interessante. Veja um site no link abaixo.
https://fanfiction.com.br/

Considerações finais.
Que tipos de domínios estamos usando.
Para quem você está fazendo e como você está fazendo.
As práticas sociais precisam ser levadas em conta.
Trabalhamos com o universo dos alunos, mas também quremos que eles circulem no universo do professor.

Visão mais otimista da escola.
O que a escola faz quando se apropria de determinados gêneros.
Contatos com gêneros com os quais o aluno não teria se não tivesse na escola.
O que a escola marca como diferença é exatamente permitir a reflexão sobre estas práticas.

Os professores comecem a entender que os alunos circulam pelas tecnologias.
Utilizem as tecnologias pois os alunos estão envolvidos totalmente com esses gêneros.
Livor: Como utilizar os gêneros digitais nas escolas.

www.ufpe..br/nehte

Hipertexto e tecnologias na educação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Grandes Catástrofes da História: Um Olhar desde os Primórdios até os Dias Atuais

As Grandes Catástrofes da História: Um Olhar desde os Primórdios até os Dias Atuais Desde os primeiros dias da humanidade, o mundo te...