Gêneros textuais nas escolas
Terceiro Programa de uma série de 3.
Tecnologias na Educação.
Gênero textual - Gramática e Ortografia.
Materiais didáticos
Metodologias
A que destinatário você tem seu objetivo.
Rap como objeto de estudo
Linguagem específica para aquele contexto
Tradução de uma linguagem para outra.
A aritmética de Emília (Monteiro Lobato)
Retextualização
==========================
Estudar o meio ambiente de forma contextualizada.
Após visita ao arroio alunos volta para sala par produzir
folhetos e relatórios.
Construção coletiva de uma carta
Perder o foco do trabalho
Forum eletrônico
Como promover atividades que abordam a diversidade textual característica do nosso cotidiano com a linguagem? Prof Orandina.
Quanto mais se brinca com a linguagem mais se aprende.
Capacidade argumentativa do aluno.
O professor de português deveria ganhar a soma dos salários de todos os outros porfessores.
Os diversos textos que trabalham com os alunos.
Notícias. Charges. Que os alunos trazem para a sala de aula.
Interdisciplinaridade
Domínio da subjetividade na escola.
Rap dos racionais - Negro drama
O dinheiro tira o homem da miséria
Mas não pode arrancar de dentro dele a favela
São poucos os que entram em campo pra vencer
A alma guarda o que a mente tenta esquecer
Veja a letra completa aqui
Perguntas que podem ser feitas:
Como é o viver em diferentes lugares da cidade?
Sequenciar o ensino
Quando você está diante de um texto você precisa prever uma série de passos sequenciados.
Não existe uma única forma de sequenciar o ensino, cada professor tem mais ou menos o seu modo de sequenciar.
As três práticas de uso da linguagem
1.Leitura e escuta
2.Prática de reprodução oral e escrita
3.Prática de reflexão sobre a língua.
Pergunta:
Como desenvolver nos nossos alunos práticas de letramento para que haja transformação no seu modo de agir pela linguagem, quando os alunos já foram até então envolvidos com ensino gramatical e tem a leitura como modo de correção ortográfica? Siria Guapimirin
Como selecionar e trabalhar os textos com base nos gêneros.?
Como desenvolver a prática de letramento?
A prática de letramento passa necessariamente pelo ensino e pela compreensão dos gêneros.
Como o professor seleciona o texto para trabalhar com esse gênero?
O gênero praticamente se divide em três momentos:
1.O tema - que gera a necessidade da prática comunicativa.
2.A estrutura composicional
3.E o estilo
Estrutura composicional
É o lugar de maior trabalho que o professor deve ter na hora de selecionar o texto. É onde o professor vai refletir com o aluno sobre:
1.O vocabulário que um determinado gênero exige
2.A sintaxe própria daquele gênero
3.Necessidade de utilizar a semântica mais aproximada que aquele gênero exige
4.O efeito prático que esse gênero vai provocar no seu interlocutor.
Pergunta:
Os jovens gostam muito de histórias em quadrinhos. Como trabalho este tipo de texto. É válido?
Lucimar Vieira da Silva - De três Trios - RJ
Muita gente gosta de história em quadrinhos.
Depende do tipo de trabalho que o professor queira desenvolver.
Existem histórias em quadrinhos para crianças, para jovens e para adultos.
Video interessante sobre uso de história em quadrinhos em sala de aula
Mobilidade e sonoridade. Mais fácil com o uso das tecnologias disponíveis.
A capacidade interpretativa do aluno é ali exigida.
Como trabalhar a oralidade.
Contar piadas. É uma forma de desenvolver oralidade?
Gêneros orais formais públicos .
Debates. Exposição oral.
Professores não temam as novas tecnologias.
Elas conspiram a favor da aprendizagem e do conhecimento.
São ferramentas maravilhosas para incrementas nossas aulas.
Potencial pedagógico do orkut.
Complementação de aulas pelo orkut
Quando os alunos dialogavam com a professora usavam um formato de lingua.
Quando era com outro colega usa outro formato da lingua.
As aulas forma retomadas e reforçadas no orkut.
Fanfic - Ficção de fãs. Interessante. Veja um site no link abaixo.
https://fanfiction.com.br/
Considerações finais.
Que tipos de domínios estamos usando.
Para quem você está fazendo e como você está fazendo.
As práticas sociais precisam ser levadas em conta.
Trabalhamos com o universo dos alunos, mas também quremos que eles circulem no universo do professor.
Visão mais otimista da escola.
O que a escola faz quando se apropria de determinados gêneros.
Contatos com gêneros com os quais o aluno não teria se não tivesse na escola.
O que a escola marca como diferença é exatamente permitir a reflexão sobre estas práticas.
Os professores comecem a entender que os alunos circulam pelas tecnologias.
Utilizem as tecnologias pois os alunos estão envolvidos totalmente com esses gêneros.
Livor: Como utilizar os gêneros digitais nas escolas.
www.ufpe..br/nehte
Hipertexto e tecnologias na educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário