terça-feira, 27 de novembro de 2018
Metodologias Ativas - Peer Instruction - Relato de Experiência
Peer Instruction
Instrução de Pares
Desenvolvido por Eric Mazur
Período de desenvolvimento: Década de 1990
Local: Universidade de Harvard
A Experiência
Local: Universidade Privada de Santa Catarina
O aluno tradicional
Escutava, lia, repetia e decorava
O aluno ativo
Passa a ser o centro do processo
Deixa de ser o ator passivo
Se torna responsável pelo seu aprendizado
O professor
Passa a ser um auxiliar
Um mentor
Um orientador
Metodologias
Compostas por várias técnicas. O Peer Instruction é uma delas
Foco
O momento da aprendizagem
Interação entre os estudantes
Solução de problemas
Novas dinâmicas de aprendizagem
Professor e alunos são integrantes do processo
Parcerias e participação coletiva
Superação de desafios
Reflexão e criticidade
Reconhecimento do contexto
Integrar teoria e prática
Autonomia e liberdade
O que motivou esta revolução no ensino, quais as propostas e quais as dificuldades
Motivos:
Movimento escolanovista, no final do século XIX
Velocidade da produção do conhecimento
As Tecnologias
Os meios de comunicação
As modificações no conceito de tempo e espaço
Propostas:
Novo formato na relação ensinar-aprender
Dificuldade na utilização do método
O tempo dispendido na elaboração de estratégias.
Tempo para pesquisa
A quantidade de alunos na sala
A quantidade de turmas do professor
O que se espera com as metodologias ativas
Que o aluno busque o seu próprio processo de aprendizagem
Que ele busque as informações para resolver os problemas do dia-a-dia
Que ele mude o seu modo de pensar e de agir
Que ele aprenda a interagir em espaços diversificas
Que ele saiba contornar conflitos de interesses
Que ele saiba suas potencialidades e do grupo em que atua
O que a técnica Peer Instruction exige:
Compreensão prévias dos conteúdos a sere estudados
Que o aluno explique ao seu par seu entendimento sobre o assunto
Que haja planejamento e adaptação
Dividir o tempo em palestras curtas e conceituais
Questões de múltipla escolha sobre o assunto em discussão
Resultados verificados nos estudos analisados
Melhora drástica no desempenho dos alunos
Auxilia os professores na avaliação dos alunos e adaptar seus ensinos
Facilita o uso do diálogo e da discussão
Motiva a interação e a comunicação
Melhorias nas habilidades do pensamento crítico
Aumento da compreensão em relação aos conteúdos
Ferramentas on line
Socrative
Khoot
REFERÊNCIA
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181135/102_00146.pdf?sequence=1 - Relato de Experiência - Acessado em29/11/2018
Instrução de Pares
Desenvolvido por Eric Mazur
Período de desenvolvimento: Década de 1990
Local: Universidade de Harvard
A Experiência
Local: Universidade Privada de Santa Catarina
O aluno tradicional
Escutava, lia, repetia e decorava
O aluno ativo
Passa a ser o centro do processo
Deixa de ser o ator passivo
Se torna responsável pelo seu aprendizado
O professor
Passa a ser um auxiliar
Um mentor
Um orientador
Metodologias
Compostas por várias técnicas. O Peer Instruction é uma delas
Foco
O momento da aprendizagem
Interação entre os estudantes
Solução de problemas
Novas dinâmicas de aprendizagem
Professor e alunos são integrantes do processo
Parcerias e participação coletiva
Superação de desafios
Reflexão e criticidade
Reconhecimento do contexto
Integrar teoria e prática
Autonomia e liberdade
O que motivou esta revolução no ensino, quais as propostas e quais as dificuldades
Motivos:
Movimento escolanovista, no final do século XIX
Velocidade da produção do conhecimento
As Tecnologias
Os meios de comunicação
As modificações no conceito de tempo e espaço
Propostas:
Novo formato na relação ensinar-aprender
Dificuldade na utilização do método
O tempo dispendido na elaboração de estratégias.
Tempo para pesquisa
A quantidade de alunos na sala
A quantidade de turmas do professor
O que se espera com as metodologias ativas
Que o aluno busque o seu próprio processo de aprendizagem
Que ele busque as informações para resolver os problemas do dia-a-dia
Que ele mude o seu modo de pensar e de agir
Que ele aprenda a interagir em espaços diversificas
Que ele saiba contornar conflitos de interesses
Que ele saiba suas potencialidades e do grupo em que atua
O que a técnica Peer Instruction exige:
Compreensão prévias dos conteúdos a sere estudados
Que o aluno explique ao seu par seu entendimento sobre o assunto
Que haja planejamento e adaptação
Dividir o tempo em palestras curtas e conceituais
Questões de múltipla escolha sobre o assunto em discussão
Resultados verificados nos estudos analisados
Melhora drástica no desempenho dos alunos
Auxilia os professores na avaliação dos alunos e adaptar seus ensinos
Facilita o uso do diálogo e da discussão
Motiva a interação e a comunicação
Melhorias nas habilidades do pensamento crítico
Aumento da compreensão em relação aos conteúdos
Ferramentas on line
Socrative
Khoot
REFERÊNCIA
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181135/102_00146.pdf?sequence=1 - Relato de Experiência - Acessado em29/11/2018
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)
Débora Peixoto, modelo evangélica não desfilará em escola por enredo ser de candomblé, mas produz conteúdo adulto nas redes.
Débora Peixoto, modelo evangélica não desfilará em escola por enredo ser de candomblé, mas produz conteúdo adulto nas redes. Você vê iss...

-
Pra não dizer que não falei das flores Letras Caminhando e cantando e seguindo a canção Somos todos iguais, braços dados ou n...
-
Grafia de Datas e Horas - Você Sabe Escrever Horas e Datas do Jeito Certo? Gospel Life Twitter Facebook Pinterest Meus blogs
-
PEC das Praias tem que ser ao contrário; essas áreas serão parte do mar no futuro, diz Carlos Nobre Carlos Nobre, renomado climatolog...