quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Videoaula 1: "A educação da Antiguidade: o que ela nos legou?"



História da Educação I

Profa Dra Maraísa Bittar

A educação da Antiguidade: o que ela nos legou?

Porque nós herdamos práticas e concepções tão milenares através dos tempos?

A educação e seu valor político.

  1. Egito e Grécia: formar para a tarefa do poder.
  2. O Egito antigo: o falar bem (2450 a.C).
  3. Grécia: o fazer e o falar, a formação completa do jovem da classe dominante.
  4. Roma: Só era digna a arte de governar.

A escola da antiguidade não nasceu para atender as crianças e sim os jovens da classe dominante.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Didática Magna - Comenius

Abordagem do Processo de Ensino e Aprendizagem

Resenha do texto Abordagens do processo de ensino e aprendizagem, de Roberto Vatan dos Santos

Santos (2005) analisa os aspectos escola, aluno, professor e processo de ensino e aprendizagem dentro das abordagens educacionais: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural, dentro da nomenclatura de Mizukami (1986), estabelecendo essa em contato com as classificações propostas por Bordenave (1984), Libâneo (1982) e Saviani (1984).
Também são destacadas, qual, ou quais das três características básicas das teorias do conhecimento (primado do sujeito, primado do objeto e interação sujeito-objeto) relacionam-se às teorias acima citadas. A abordagem tradicional enfoca o primado do objeto, a abordagem comportamentalista enfoca o primado do objeto, a abordagem humanista enfoca o primado do sujeito, a abordagem cognitivista enfoca a interação sujeito-objeto assim como a abordagem sociocultural.
Mizukami (1986) estabelece como opções pedagógicas as seguintes abordagens:

a) Abordagem tradicional:
Escola= lugar ideal; funções definidas; normas e disciplinas rígidas; preparar o indivíduo para a sociedade.
Aluno= ser passivo; deve assimilar os conteúdos transmitidos pelo professor; deve dominar o conteúdo cultural universal transmitido pela escola.
Professor= transmissor dos conteúdos aos alunos; autoridade.
Ensino e aprendizagem= objetivos educacionais devem obedecer à lógica dos conteúdos; conteúdos baseados em documentos legais e selecionados da cultura universal acumulada; aulas expositivas; leituras-cópia.

b) Abordagem comportamentalista:
Escola= modelo empresarial; divisão entre planejamento e execução; teleducação; ensino à distância.
Aluno= elemento para quem o material é preparado; eficiente e produtivo se lidar e dominar cientificamente com problemas reais.
Professor= seleciona, organiza e aplica um conjunto de meios, ou instrumentos que garantam a eficiência e a eficácia do ensino.
Ensino e aprendizagem= objetivos educacionais gerais (educacionais) e específicos (instrucionais); ênfase nos meios, ou instrumentos (recursos audiovisuais, instrução programada, tecnologias de ensino, computadores, etc); comportamentos condicionantes e reforçadores nos alunos.

c) Abordagem humanista:
Escola= democrática; afrouxamento das normas disciplinares; oferecer condições ao desenvolvimento e autonomia dos alunos.
Aluno= ser ativo; centro do processo de ensino e aprendizagem; criativo e participativo; aprender a aprender.
Professor= facilitador da aprendizagem.
Ensino e aprendizagem= objetivos educacionais relacionados ao desenvolvimento psicológico do aluno; conteúdos programáticos selecionados a partir dos interesses dos alunos; avaliação valoriza aspectos afetivos (atitudes) e a auto-avaliação.

d) Abordagem cognitivista:
Escola= dá condições para o aluno aprender autonomamente; liberdade de ação real e material; prioridade psicológica da inteligência sobre a aprendizagem; ambiente desafiador (motivação).
Aluno= papel ativo de observar, experimentar, comparar, relacionar, analisar, justapor, compor, encaixar, levantar hipóteses, argumentar, etc.
Professor= criar situações desafiadoras e desestabilizadoras do status quo; papel de orientador; reciprocidade e cooperação com os alunos.
Ensino e aprendizagem= a inteligência é desenvolvida considerando o sujeito inserido numa situação social e construída a partir da troca do sujeito com o meio, pelas ações do indivíduo; ensaio e erro, pesquisa, solução de problemas; aprender a pensar; ênfase nos trabalhos em equipe e jogos.

e) Abordagem sociocultural:
Escola= organizada e funcionando bem para proporcionar os meios necessários para que a educação se processe.
Aluno= pessoa concreta, objetiva, que determina e é determinada (produto e processo) pelo social, político, econômico e individual (pela história); capaz de operar conscientemente mudanças na realidade.
Professor= direciona e conduz o processo de ensino e aprendizagem; relação horizontal entre professor e aluno; ambos são sujeitos do conhecimento e do ato do conhecimento.
objetivos educacionais definidos a partir das realidades concretas do contexto histórico-social no qual se encontram os sujeitos; consciência crítica; diálogo e grupos de discussão; temas geradores extraídos da prática da vida dos educandos.


Referencial teórico:

SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, São Paulo, ano XI, n.40, p.19-31, jan/fev/mar, 2005.
Felipe Freitag
Enviado por Felipe Freitag em 04/11/2016
Reeditado em 04/11/2016
Código do texto: T5812901
Classificação de conteúdo: seguro 
 

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domingo, 16 de dezembro de 2018

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PRECISAMOS DE SUA AJUDA PARA REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO


GPS3 Academico 73 O que esperar da banca de defesa? Pt1



BANCA DE DEFESA

TEMA
O que esperar e como se preparar para ela.

DICAS
1.Assista outras bancas

2.Tente assistir uma banca com o membro externo.

3.Enriqueça a visão que a banca tem sobre sua pesquisa. Não reproduza o seu trabalho na hora da apresentação.
O que te moveu a fazer esta pesquisa.
Em que contexto você se encontrou com aquele tema.
Indagações que a pesquisa suscitou para outras investigações.


terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Conversando sobre recursos de Tecnologia Assistiva



Tecnologias Assistivas
Todo e qualquer recurso, artefato, equipamento ou até estratégia que me permite realizar as coisas do meu dia-a-dia com mais autonomia e independência.

Lupas manuais
Lupas Eletrônicas
Câmara do Celular com recurso de zoom
Caderno com pauta ampliada e espaçamento entrelinhas maiores
Lápis 3B ou 6B que escrevem mais escuro
Texto com fonte ampliada e sem serifa
Softwares ampliadores de tela
Recursos de alto contraste
Leitor de tela

As pessoas com deficiências elas podem realização todas as ações do dia-a-dia e ter uma vida mais autonônoma e independent, desde que ela tenha os recursos necessários para realizar essas ações.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

TVE Reporter | TVE - Tecnologias Assistivas - 06/11/2016



Somos diferentes
Gostos, habilidades e habilitações distintas
Todos temos direito à comunicação, à mobilidade e o acesso à informação e ao lazer.
Todos buscamos a autonomia.

A criação de soluções e o desenvolvimento de equipamentos estão auxiliando pessoas com deficiência ou com problemas funcionais a realizarem atividades e estarem incluídas na sociedade.

A superação de dificuldades através da tecnologia assistiva é o tema da matéria.

Mouse adaptado
Dificuldade motora
Software
Trackball
Pasta com cartões
O celular

Tecnologia assistiva é o recurso, é a estratégia é a aplicação do conhecimento para resolução de dificuldades funcionais de pessoas com deficiência sempre vinculada ao desempenho de uma função.

A busca é da autonomia, do percurso em projetos da própria vida e da necessidade de desempenhar tarefas e funções.
A gente junta essa necessidade com o apoio do recurso, com a habilidade que esse sujeito com deficiência tem.
Não focamos tanto nas suas deficiências, mas nas habilidades que ele tem.

Escola Pública Municipal Marcílio Goulart Loureiro.
Aplicativos, redes sociais, colegas e amigos.

A tecnologia hoje possibilita interromper essa questão da limitação, da impossibilidade, da incapacidade. Ela dá capacidade, ela traz essa competência, essa possibilidade das pessoas com deficiência.
E não só para pessoas com deficiência leves.
Não é que o cego vai deixar de ser cego porque usa o Braile ou porque usa o leitor, mas ele tem a possibilidade de acessar a informação escrita.
Ela não tira a deficiência enquanto condição física, mas ela acaba com a impossibilidade, com a limitação.

Sair de uma cama e poder viver em sociedade.
Deficiência visual atinge cerca de 35 milhões de pessoas.
 
Compartilhar planos futuros, falar sobre desejos, criar independência.

Conceito de Comunicação alternativa que é uma das categorias das Tecnologias Assistivas. São ferramentas que ampliam a habilidade de se comunicar.

Doutorado na área de comunicação alternativa.
Comunicação é algo inerente ao ser humano.
A gente se comunica de alguma forma sempre.
A gente tem que buscar tantas formas de comunicação quantas forem possível para suprir uma deficiência, por exemplo, de oralidade.

2007 -  Comitê de Ajudas Técnicas, Políticas Públicas para Saúde, Educação e Desenvolvimento Tecnológico, que possibilitassem o acesso de pessoas com deficiências aos recursos de Tecnologias Assistivas.

40.000 salas de recursos multifuncionais.
Não basta o recurso. Eu preciso do recurso e do serviço.
Financiamento, estrutura física e serviços.
80% dos alunos com necessidades especiais estão em salas de aula normais.

Muitas tecnologias são gratuitas.

Mobilidade é sinônimo de independência e é sinônimo de inclusão social.
45.600 mil pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência, de acordo com o último censo divulgado pelo IBGE, isso equivale a 24% da população.

As cidades devem estar preparadas para ser espaço de todos.

A convivência entre crianças normais e portadores de deficiência vai criar adultos conscientes de que estas diferenças existem.
Vão começar a quebrar as calçadas, alargar as portas, alargar o coração.

 Andar seguro pelas ruas da cidade é um desafio para quem não enxerga.










Correios Publicam Inscrições Confirmadas para Concurso Público de Agente e Analista de Correios

Correios Publicam Inscrições Confirmadas para Concurso Público de Agente e Analista de Correios Correios - (Crédito: Marcelo Camargo...