EDUCAÇÃO EGÍPCIA
ANTIGUIDADE EGÍPCIA - EDUCAÇÃO TRADICIONALISTA
O período que vai da origem do homem até a invenção da escrita há aproximadamente 4.000 a.C. é chamado de pré-história.
De acordo com a Teoria de Darwin, a vida na terra evoluiu das espécies simples para as mais complexas.
As que não se adaptaram desapareceram, tendo sido o homem o elo mais complexo desse processo evolutivo.
APRENDIZAGEM
Separadas das realidades do aluno, cumulativos, enciclopédicos.
Expositivos com a repetição e memorização. As matérias são desvinculadas uma das outras na base da memorização , de exercícios, provas e castigos aplicados.
Era um aprendizado muito difícil naquela época. O aluno não tinha motivação. Sem direito de falar ou tirar dúvidas.
O realismo pedagógico considerava que a educação deveria partir da compreensão das coisas não das palavras.
PROFESSOR
Dono da verdade, professor autoritário, se utilizava da disciplina, precisava da atenção e do silêncio, transmitindo conteúdo pronto e acabado para os alunos.
EDUCAÇÃO
Nas civilizações orientais não havia propostas propriamente pedagógicas. As preocupações com educação apareceram nos livros sagrados que ofereceram regras ideais de conduta e o enquadramento das pessoas nos rígidos sistemas religiosos e morais.
Nas sociedades orientais, ao se criarem segmentos privilegiados, a população, composta por lavradores, comerciante e artesão, não tinham direitos políticos nem acesso ao saber da classe dominante.
A princípio o conhecimento da escrita é bastante restrito, devidoao seu caráter sagrado e esotérico.
Tem início, então, o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dos funcionários e restringida à educação familiar informal.
A GRANDE MASSA É EXCLUÍDA DA ESCOLA
ESCOLA
Funcionam nos templos e em algumas casas e foram frequentadas por pouco mais, de 20 alunos cada uma.Predomínio da memorização e uso constante de castigos.
Escolas de Mênfis, Heliópolis ou Tebas formaram escribas de categoria elevada: funcionários administrativos e legais, médicos, engenheiros e arquitetos.
MUNDO
As primeiras civilizações do período histórico são as civilizações agrícolas e mercantis da antiguidade oriental.
Incluem, entre outros, os povos mesopotâmicos, os egípcios, os hebreus, os fenícios, os persas, os hindus e os chineses.
Essas sociedades apresentavam como características em comum:
- Poder político com forte conotação religioosas, por isso denominado "Teocracia" (Teo "Deus" e cracia "poder");
- Regime de trabalho servil, utilizando também o trabalho escravo;
- Elite composta por sacerdotes, proprietários de terra, militares de alta patente e pela família real;
- Camadas pobres formadas por servos, estrangeiros escravizados ou pessoas livres exploradas até o limite de suas forças;
- Religião politeísta, ou seja, crença em vários deuses;
O tradicionalismo torna radical o processo educativo na mera transmissão de bens culturais, na comunicação de conhecimento, usos e costumes do passado.
A educação na verdade alimentava-se nas tradições, fertilizada para a criação de novos bens a fim de superar o Estado de cultura já alcançado.
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