terça-feira, 27 de novembro de 2018

Metodologias Ativas - Peer Instruction - Relato de Experiência

Peer Instruction 
Instrução de Pares
Desenvolvido por Eric Mazur
Período de desenvolvimento: Década de 1990
Local: Universidade de Harvard


A Experiência
Local: Universidade Privada de Santa Catarina

O aluno tradicional 
Escutava, lia, repetia e decorava

O aluno ativo
Passa a ser o centro do processo
Deixa de ser o ator passivo
Se torna responsável pelo seu aprendizado


O professor
Passa a ser um auxiliar
Um mentor
Um orientador

Metodologias
Compostas por várias técnicas. O Peer Instruction é uma delas

Foco
O momento da aprendizagem
Interação entre os estudantes
Solução de problemas
Novas dinâmicas de aprendizagem
Professor e alunos são integrantes do processo
Parcerias e participação coletiva
Superação de desafios
Reflexão e criticidade
Reconhecimento do contexto
Integrar teoria e prática
Autonomia e liberdade


O que motivou esta revolução no ensino, quais as propostas e quais as dificuldades

Motivos:
Movimento escolanovista, no final do século XIX
Velocidade da produção do conhecimento
As Tecnologias
Os meios de comunicação
As modificações no conceito de tempo e espaço

Propostas:
Novo formato na relação ensinar-aprender

Dificuldade na utilização do método
O tempo dispendido na elaboração de estratégias.
Tempo para pesquisa
A quantidade de alunos na sala
A quantidade de turmas do professor

O que se espera com as metodologias ativas
Que o aluno busque o seu próprio processo de aprendizagem
Que ele busque as informações para resolver os problemas do dia-a-dia
Que ele mude o seu modo de pensar e de agir
Que ele aprenda a interagir em espaços diversificas
Que ele saiba contornar conflitos de interesses
Que ele saiba suas potencialidades e do grupo em que atua

O que a técnica Peer Instruction exige:
Compreensão prévias dos conteúdos a sere estudados
Que o aluno explique ao seu par seu entendimento sobre o assunto
Que haja planejamento e adaptação
Dividir o tempo em palestras curtas e conceituais
Questões de múltipla escolha sobre o assunto em discussão

Resultados verificados nos estudos analisados
Melhora drástica no desempenho dos alunos
Auxilia os professores na avaliação dos alunos e adaptar seus ensinos
Facilita o uso do diálogo e da discussão
Motiva a interação e a comunicação
Melhorias nas habilidades do pensamento crítico
Aumento da compreensão em relação aos conteúdos

Ferramentas on line
Socrative
Khoot


REFERÊNCIA
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181135/102_00146.pdf?sequence=1 - Relato de Experiência - Acessado em29/11/2018

Metodologias ativas – Lilian Bacich

Entrevista José Moran - Metodologias Ativas

TDAH é deficiência ou não? Quais os direitos?

TDAH é deficiência ou não? Quais os direitos? Saiba mais Redes Sociais    FaceBook    Twitter    ...